sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Não posso compartilhar que detesto meu trabalho, mas posso compartilhar que amanha é sexta feira ou que vem ai um feriado com mil emendas!

Eu sempre tive uma questão com a forma em que chefes ou sei la como chamam gerenciam, primeiro pela questão opressor/oprimido e segundo pela questão egoica muitas vezes fragilizada no que diz respeito as redes sociais e também, por conhecer vários amigos meus competentes que perderam seus empregos por postagens em redes sociais porque o chefe não soube ler, refletir, questionar e ate, ignorar. Vi em um jornal, um consultor que dava dicas de como se comportar no ambiente de trabalho e fiquei a refletir. Já começo o texto frisando que pra mim, quem fica analisando postagem de funcionário em rede social tem uma puta falta do que fazer alem de ser um tremendo afetadinho e ter uma mente bem atrofiada para ver apenas um lado da questão principalmente porque uma rede social não é a extensão de uma empresa, é a extensão da nossa vida e eu acredito quem nem deveria ser, mas as pessoas tem necessidade de compartilharem coisas que para elas são importantes como sentimentos, momentos com outras pessoas, indiretas, diretas, cotidiano, entre outras coisas, se é errado ou é apenas questão de ponto de vista. O que me chamou a atenção na reportagem foi justamente quando o sujeito diz que muito mais do que nossos atributos acadêmicos o comportamento DETERMINA o nosso sucesso ou fracasso, ou seja, não importa o quão bom somos, temos que nos comportar bem nas redes sociais que é nossa. Não sei muito bem o que seria o se comportar bem, mas penso eu, que não é curtir, compartilhar ou publicar coisas que fazemos diariamente fora do local de trabalho, como: “Hoje meu trabalho foi um saco”, “Atoa aqui”, “Meu chefe dormiu de calça jeans”, “Graças a Deus acabou o expediente” entre outras coisas que podem “queimar nosso filme” caso nosso superior visse. Avaliar pessoas pelo que postam é no minimo cruel visto que muita gente tem a necessidade de se mostrar extremamente boas quando na verdade nem são, acho inclusive, pelo menos é o meu caso, que tenho vários chefes e ex-chefes na minha rede social que me conhecem profundamente e sabem do meu todo e não apenas a parte bonitinha da Nany justamente pelas minhas postagens, alguns concordam, outros discordam, mas todos entendem que é uma forma de pensar. Julgar as pessoas por publicações em redes sociais é desconsiderar um todo maior reduzindo-as em uma rede social não importando o quão competente o cara é e sim, o que ele publica. Essa é uma visão muito enviesada do que é um profissional que trabalha, dentro da área de trabalho a qual me encontro hoje tenho contato com varias pessoas que são arrogantes, estupidas, que falam palavrão, que bebem ate cair entre outros comportamentos que podem “queimar filme” mas que não tira meu olhar do quão bom a pessoa é naquilo que ela faz, afinal o que importa é se ela dá conta do que se propôs a fazer, pode odiar o local de trabalho, mas se produz porque motivo não avalia-la bem? Ter que manter uma postura profissional na rede social é promover principalmente a falsidade onde se é permitido criticar tudo, pai, mãe, governo, filhos, menos o seu local de trabalho, mas não tem problema, a gente não compartilha nas redes sociais, mas falamos com aqueles colegas de trabalho naquela cervejinha depois do expediente e assim vamos vivendo, o importante é nossos superiores não saberem principalmente porque muitos, não sabem lidar com a critica. Quando eu falo que muita gente não sabe gerir são principalmente por colocações como essa, esse olhar nublado as vezes nos impede de conhecer talvez um ótimo profissional, afinal, queremos em nossa empresa um profissional competente ou um profissional que apenas se comporte? Gestor, chefe, Superior são pessoas engraçadas, não podemos compartilhar o quanto nosso trabalho é chato, mas podemos compartilhar sem problemas que amanha é feriado, que vai emendar 7 dias, que sexta feira chegou finalmente, que amanha já é segunda para nossa tristeza e principalmente que as ferias vem ai e ele ainda curte, comenta e compartilha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário